JA PENSOU QUE?

O mesmo que diz a gritar pode dizer em voz baixa

Sejamos sinceros, nós não gritamos para nos fazer ouvir. Ninguém ouve/assimila melhor algo por ser dito a gritar. Antes pelo contrário, quando gritamos não somos ouvidos. Podemos provocar as mais variadas sensações e sentimentos: raiva, tristeza, medo, angústia… mas nunca provocamos a tomada de consciência no outro. Nem em nós mesmos.


Todos temos “dias maus”. Os seus filhos também. Devemos respeitar.

O “truque“ da educação está na observação. 
Muitas vezes, na ânsia de fazer bem, de educar, de criar seres humanos válidos, acabamos por agir por impulso, sem parar para observar. 
Mas na verdade os nossos filhos são seres humanos. Têm dias bons e dias maus, como todos nós. Vivem num mundo cheio de provocações e estímulos e às vezes cedem à pressão. 

O melhor será observar e agir em vez de reagir. Será positivo tentar perceber se aquela reação menos boa é frequente ou está a acontecer apenas hoje. Se o seu comportamento é provocado por uma “má fase“ ou se se está a instalar. E assim, podemos dar-lhes espaço, relevar, aceitar e manter a esperança de que estamos a criar o ser humano mais maravilhoso do mundo, todos os dias…


Ninguém gosta de ver os seus “pontos fracos” expostos a terceiros. Os seus filhos também não gostam.

Os filhos são crianças, mas também são pessoas. E são pessoas que estão em desenvolvimento, que estão a formar a sua ideia de si. Por isso é tão importante fortalecer a sua confiança e respeitar a sua individualidade. Eles têm muitas fragilidades, como todos nós, mas sabemos que estão a tempo de as colmatar. Daí também a importância de não os expor em frente a terceiros, de não falar deles como se não estivessem presentes, de não fazer juízos de valor sobre eles como se estivéssemos completamente certos.

Este é o motivo pelo qual os tutores da Nota20 não falam com os pais sobre os seus filhos. As informações são sempre veiculadas por mim, o que garante a retirada de toda a carga emocional, a conversa de adulto para adulto sem machucar a criança e a abordagem racional e positiva de qualquer situação.


Na Nota20 o respeito pelos alunos é prioridade!

Já estudou tudo o que tinha de estudar, agora é a vez do seu filho. Não podemos estudar por eles.